
O Jogo
Vilar de Mouros é um jogo simples de aprender e de jogar, mesmo para quem não conheça nada da história do primeiro e mais carismático festival de música ao ar livre em Portugal.
É um jogo de colecionar cartas, que se aprende em 5 minutos e se joga em 30 minutos, na versão de cartas (2 a 6 jogadores) ou 45 minutos, na versão de tabuleiro (2 a 8 jogadores - esta ainda apenas em protótipo).
As cartas representam bandas que atuaram numa ou mais edições do Festival de Vilar de Mouros, desde 1965 até à atualidade. Há também cartas de cartazes, de palcos e de elementos paisagísticos da aldeia, como a ponte românica e as azenhas.
O objetivo do jogo é fazer coleções de 3 ou mais cartas relacionadas (grupos que atuaram em 1971, p.e.), aproveitando o máximo possível de bónus. Ganha quem conseguir mais pontos.
O jogo foi criado por Fernando Zamith, entusiasta dos jogos de tabuleiro e autor do livro "Vilar de Mouros: 35 anos de festivais".
A ilustração e design é de Joana Meira.
O autor agradece o apoio, colaboração e sugestões de Bruno Giesteira, Carlos Alves, Carlos Zamith, Diogo Marques, Eva Mina, Ivone Cruz, João F. Zamith, João Pinto, Marco Reis, Mário J. Zamith, Miguel Alves, Mónica Azevedo, Pedro Silva e Rosa Sampaio, bem como de todos os autores das fotografias e de todos os participantes nos testes.
A versão de cartas do jogo foi lançada em 24.08.2017, primeiro dia do Festival EDP Vilar de Mouros.
Em 23.08.2018, foi lançada a primeira expansão, com 8 novas cartas e um bloco para registo de pontos.
Em 21.07.2019, foi lançada a segunda expansão, com 8 novas cartas.
Para agendar uma demonstração ou obter mais informações, pode enviar um email para zamith @ gmail.com.